Que tipo de panela que não faz mal à saúde?

Quando se fala em alimentação saudável, logo vem à mente a escolha de ingredientes saborosos e nutritivos, quase sempre deixando de lado a escolha de panelas

Que tipo de panela que não faz mal à saúde?

Quando se fala em alimentação saudável, logo vem à mente a escolha de ingredientes saborosos e nutritivos, quase sempre deixando de lado a escolha de panelas

Que tipo de panela que não faz mal à saúde?
Redsilver não precisa de óleo
Imagem: Reprodução | Divulgação

Algumas panelas fazem mal à saúde. É preciso cuidado ao escolher os utensílios.

Quando se fala em alimentação saudável, é comum pensar na escolha de ingredientes saborosos e nutritivos, mas muitas vezes negligenciamos a importância de selecionar panelas e utensílios que possam fazer mal à saúde devido aos materiais com os quais são confeccionados.



Um dos materiais que devemos evitar é o teflon, conhecido comercialmente como PTFE (politetrafluoretileno), que está banido em diversos países, mas ainda é encontrado no Brasil. Então, como garantir a saúde e a segurança sem abrir mão da praticidade das panelas antiaderentes?

Uma excelente opção são as panelas de cerâmica ou com revestimento cerâmico. Levando em consideração outras características, uma das melhores escolhas recai sobre as panelas Red Silver. Elas são fabricadas em titânio com revestimento antiaderente triplo, que não permite que os alimentos grudem, dispensando o uso de óleo e não oferecem riscos à saúde.

É importante ressaltar que além do PTFE, que pode causar dores de cabeça e sintomas semelhantes aos da gripe (conhecidos como “febre do teflon”), o qual pode se desprender e misturar-se aos ingredientes, existem outros materiais a serem evitados. As panelas de alumínio, as mais populares no Brasil, quando utilizadas por longos períodos, estão associadas a algumas doenças neurológicas, incluindo o mal de Alzheimer.

Outros materiais como cromo, níquel, chumbo, cobre, cádmio e PFOA (ácido perfluorooctanoico, presente no revestimento das panelas de teflon e similares) podem provocar, a médio prazo, transtornos hepáticos, renais e gastrointestinais, doenças vasculares como hipertensão arterial e até mesmo más-formações congênitas.

As panelas consideradas seguras são as confeccionadas em vidro, aço cirúrgico e cerâmica (ou com revestimento cerâmico). Elas são atóxicas, mas também apresentam algumas desvantagens. As panelas de vidro, por exemplo, distribuem o calor de forma desigual, o que pode prejudicar o preparo das refeições.

O aço cirúrgico é totalmente inerte, mas é também a opção mais cara do mercado. Já a cerâmica e o revestimento cerâmico são seguros, desde que sejam totalmente isentos de cádmio e chumbo, dois materiais pesados que podem se depositar no organismo e causar problemas de saúde a médio e longo prazo.

Não há problema em utilizar uma panela de cobre ocasionalmente para preparar uma receita especial, mas ela deve ser evitada no dia a dia. Os utensílios de ferro liberam substâncias durante o cozimento, mas estas são benéficas à saúde, uma vez que o ferro é fundamental para a circulação sanguínea. No entanto, as panelas de ferro são muito pesadas, o que pode dificultar o manuseio. É ideal deixá-las para o preparo de algumas receitas específicas

Nossa Opinião:

Recomendamos a compra da RedSilver por diversos motivos. Primeiramente, suas panelas são fabricadas em titânio com revestimento antiaderente triplo, garantindo durabilidade, resistência e a capacidade de cozinhar sem a necessidade de óleo.

Além disso, a RedSilver prioriza a segurança e saúde dos usuários, garantindo que suas panelas sejam isentas de materiais tóxicos, como o cádmio e o chumbo. Seu design atraente, com o revestimento em vermelho contrastando com o cinza do titânio, traz um toque de elegância para a cozinha.

Com cabos emborrachados para facilitar o manuseio e tampas de vidro que permitem monitorar o cozimento sem interromper o processo, a RedSilver oferece praticidade e conforto na hora de preparar suas refeições.

Sites Parceiros
Todos os Direitos Reservados
Developed By Old SchooL